Exemplos de sinergia
Peter Corning chama atenção para a sinergia em algo tão comum quanto uma parede de tijolos.
Sem um projeto e sem argamassa, que por sua vez é uma combinação sinérgica cimento–cal–areia–água, uma pilha de tijolos não passará de uma pilha de tijolos.
Contudo quando os tijolos são arrumados em padrões e colados uns nos outros, eles ‘colaboram’ para formar uma enorme variedade de estruturas: fábricas, lareiras, canais, igrejas, prisões, torres de observação, rodovias, lares e até mesmo fornos para fazer mais tijolos. Corning também nos enriquece com exemplos de sinergia na culinária, na lingüística, na engenharia, etc.
- Na culinária uma receita combina manteiga, ovos, suco de limão, açúcar, sal e farinha de trigo, para obter uma torta de limão. Trocando a farinha por pimenta e vinagre, e mudando a forma de combinar os ingredientes, se obtém um molho holandês, demonstrando que nosso paladar responde ao efeito sinérgico da combinação dos ingredientes.
- A sinergia acontece também quando um cozinheiro, preocupado com uma alimentação mais protéica, mistura feijão e farinha obtendo 33% a mais de proteínas úteis devido à complementaridade dos aminoácidos.
Com relação aos exemplos anteriores, pode-se dizer que:
- uma construção de tijolos pode ter seu efeito sinérgico destruído por uma demolição;
- produtos culinários diferentes ocorrem para pequenas mudanças de receitas; energia elétrica é desperdiçada sem a cogeração;
- e palavras ou frases mudam de sentido em função do contexto ou do modelo mental de quem lê.
De forma semelhante, um grupo sinérgico de humanos pode não se formar se faltar um dos ingredientes; não se mantém sem espírito de confiança e colaboração; e pode ocorrer disergia num grupo reconhecidamente sinérgico, quando se muda o contexto, troca-se um de seus componentes, ou o encaminhamos para resolver problemas em outras áreas.
<< Home