07 dezembro 2005

Em busca de Sinergia


O grande desafio da sinergia no mundo dos negócios é fazer com que o trabalho conjunto das unidades de negócios crie mais valor, usando apenas os recursos já disponíveis, procurando manter a qualidade e excelência dos produtos e serviços mesmo quando os recursos se tornam mais escassos. Por isso, na opinião de Goold & Campbell, quase todas as grandes organizações estão “desesperadamente em busca de sinergia" como se a sinergia fosse o “santo gral” dos estrategistas.

Muitos desistem dessa busca, outros pensam em sinergia como uma miragem, imaginando-a de forma distorcida ou tendenciosa, incorrendo o risco de tomar decisões erradas. Uma dos erros mais graves é forçar as unidades de negócio a cooperar mesmo quando os benefícios finais não estão claros.

Para reduzir os riscos separam-se as verdadeiras oportunidades das miragens, adotando uma abordagem disciplinada para estimular e desenvolver a sinergia. Para tanto, começa-se pelo cuidado em evitar as principais distorções e tendências:
  • Supervalorização dos benefícios e a subestimação dos custos da sinergia;
  • Crença de que sinergia pode ser obtida por pressão para colaborar;
  • Convicção que o conhecimento requerido para a sinergia já existe na organização;
  • Ênfase nos potenciais benefícios da sinergia e pouco cuidado com os prejuízos.

GOOLD, Michael C. & CAMPBELL, Andrew.
Desperately Seeking Synergy.
In: Harvard Business Review on Corporate Strategy, 1999.

Contact Lenses
Contact Lenses