07 dezembro 2005

Diversidade e dinamismo na sinergia


Qual a influência da semelhança e da diversidade na criação da sinergia? Qual a dificuldade de se conseguir sinergia apenas com a união dos semelhantes?

Há indícios de que enquanto a semelhança funciona como cola, ou magnetismo entre os elementos, a diversidade proporciona o catalisador, incentivando e dando ao conjunto um dinamismo todo especial.

  • Em química, não podemos esperar que ocorra reação quando se misturam substâncias idênticas.
  • Em uma orquestra, a riqueza da música que se ouve vem da grande variedade de sons gerados pela diversidade de instrumentos que tocam cada um a sua simples e especial seqüência de notas do arranjo.
  • Num coral, a mistura de vozes a riqueza do som produzido não ocorreriam se todos cantassem a melodia na primeira voz.

Assim, em química a semelhança é dada pelo fato de serem elementos químicos cuja estrutura atômica, com seus elétrons, dá a possibilidades de combinação entre eles. A diversidade pode ser entendida analisando a posição de cada elemento químico na cadeia periódica de elementos, onde iríamos constatar as características físico-químicas de cada elemento e suas possibilidades de complementação.

Em música a semelhança é dada pelo fato de serem sons de um mesmo conjunto de notas musicais e a diversidade pelo timbre dos instrumentos ou pelo tom em que cantam as vozes.


Antonio Sergio Lins de Carvalho.
Sinergia Fator de Sucesso nas Realizações Humanas.
Editora Elsevier. Rio de Janeiro, 2005.

Clique aqui para detalhes

Contact Lenses
Contact Lenses