17 dezembro 2005

Desafios do Líder

Como já vimos, a sinergia entre humanos não se obtém acidentalmente, nem se sustenta naturalmente. Por isto é necessário buscar a “química apropriada” para a valorização da diversidade e da complementaridade. Nesta busca, é importante lembrar que o ar, a água, o sal, demonstram como a natureza é sinérgica.

Quando usamos o “cloreto de sódio” como exemplo de sinergia, lançamos mão de uma poderosa metáfora, que no paralelo mundo dos humanos nos apresenta o desafio de descobrir a “química apropriada” para reunir pessoas muito competentes, mas pouco produtivas, visando formar uma equipe de alto desempenho. Na construção do paralelo humano, somos levados a nos questionar, por exemplo:

O que o líder precisa fazer para que a sua equipe se torne tão importante para o departamento quanto o sal é para a vida?”, “O que pode ser feito para que essa tal equipe não se dilua assim como o sal se dilui na água?”, “O que seria a água para essa tal equipe?”.

omo podemos ver, muitos questionamentos podem ser feitos considerando o paralelo entre os mundos da química e dos humanos. Estes paralelos por sua vez podem ser feitos a partir de lendas e parábolas, que são algumas das formas de mensagens indiretas, dentre as quais se destacam as metáforas.

Sérgio Lins. Sinergia: fator de sucesso nas realizações humanas.
Rio de Janeiro.
Elsevier Campus, 2005

Contact Lenses
Contact Lenses