07 dezembro 2005

A importância do caráter

Segundo Stephen Covey, cada um de nós nasceu com diferentes talentos e habilidades. Gastamos a maior parte do nosso tempo tentando afiar e desenvolver esses talentos para maximizar nosso próprio potencial e nossa contribuição para o bem social. Mas raramente pode alguém conseguir maximizar seus talentos trabalhando enclausurado e sozinho. Neste mundo de exagero de especialização e complexidade crescente, é raro o indivíduo que consegue grande sucesso trabalhando independentemente por si só.


Não existe forma de conquistar, desenvolver ou manter relacionamentos cooperativos sem firmeza de caráter. Não há como conseguir colaboração interpessoal sem desenvolver com sucesso a eficácia pessoal. Não há como conseguir colaboração sem primeiro conquistar a confiança, que por sua vez depende de um estímulo generalizado. Com a eficácia conseguimos independência pessoal, capacidade de superar isoladamente as vicissitudes, as dificuldades e os desafios do dia-a-dia.

Uma vez conquistada esta capacidade, estamos aptos a participar de processos colaborativos em que se destaca a interdependência. Com a colaboração aprendemos a superar, em conjunto, dificuldades e desafios muito maiores do que conseguiríamos isoladamente, de forma independente, mesmo se usássemos toda nossa capacidade, mesmo que lançássemos mão de toda a nossa eficácia pessoal.

Contact Lenses
Contact Lenses