07 dezembro 2005

Princípios Básicos

De acordo com Daryl Conner, para que a sinergia organizacional possa acontecer temos que atender cinco princípios básicos:

  1. Estabelecer pré-requisitos: construir a motivação a partir de metas comuns e interdependência e habilidades que dependem de empowerment e gerência participativa, fundamentando assim o processo sinergístico.
  2. Apoiar a permeabilidade: ajudar pessoas na expressão e abertura na aprendizagem de novas idéias, perspectivas, significados, valores, sentimentos, comportamentos e atitudes que eles de outra forma não aceitariam ou trocariam.
  3. Encorajar o pensamento paradoxal: ajudar pessoas a conviver com as frustrações e confusões que ocorrem quando se tenta acomodar idéias, pontos de vista, sentimentos ou atitudes aparentemente contraditórios.
  4. Facilitar a criatividade: ensinar pessoas a valorizar a integração de visões opostas, provocando um deslocamento da relação de oposição “ou isso/ou aquilo” para a relação de suporte e complementação “tanto isso/quanto aquilo”.
  5. Estruturar a disciplina: usar os conceitos novos e suportados mutuamente para realizar objetivos específicos, designar responsabilidades por tarefas, e fixar um cronograma até as mudanças serem totalmente efetuadas.

CONNER, Daryl R.
Managing at the Speed of Change:
how resilient managers succeed and prosper where others fail.
New York: Villard Books, 1993.

Contact Lenses
Contact Lenses