Princípios Básicos
De acordo com Daryl Conner, para que a sinergia organizacional possa acontecer temos que atender cinco princípios básicos:
- Estabelecer pré-requisitos: construir a motivação a partir de metas comuns e interdependência e habilidades que dependem de empowerment e gerência participativa, fundamentando assim o processo sinergístico.
- Apoiar a permeabilidade: ajudar pessoas na expressão e abertura na aprendizagem de novas idéias, perspectivas, significados, valores, sentimentos, comportamentos e atitudes que eles de outra forma não aceitariam ou trocariam.
- Encorajar o pensamento paradoxal: ajudar pessoas a conviver com as frustrações e confusões que ocorrem quando se tenta acomodar idéias, pontos de vista, sentimentos ou atitudes aparentemente contraditórios.
- Facilitar a criatividade: ensinar pessoas a valorizar a integração de visões opostas, provocando um deslocamento da relação de oposição “ou isso/ou aquilo” para a relação de suporte e complementação “tanto isso/quanto aquilo”.
- Estruturar a disciplina: usar os conceitos novos e suportados mutuamente para realizar objetivos específicos, designar responsabilidades por tarefas, e fixar um cronograma até as mudanças serem totalmente efetuadas.
CONNER, Daryl R.
Managing at the Speed of Change:
how resilient managers succeed and prosper where others fail.
New York: Villard Books, 1993.
<< Home